segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A lombada dos livros

Num canto de uma estante no meu quarto estão uns livros agrupados aleatoriamente, são alguns que já comecei a ler ou gostaria de ler brevemente. Os pequeninos da colecção Alma Azul já li, dão muito jeito para ter na carteira. Faltam-me pouquíssimas páginas para terminar o "Mad Love", mas achei que *devia* ler o original em francês. E depois há "Nadja", que devia ter lido antes, pois é anterior a "O Amor Louco" e até é lá mencionado.

Estava a limpar o pó à estante, quando reparei na orientação dos títulos e autores na lombada dos livros. Uns estão para a esquerda, outros para a direita. Acho que nos EUA tentam ser consistentes na orientação, mas os livros europeus variam mais. Depois pensei em qual seria o critério que os designers das capas usam para colocar a orientação dos títulos. Vocês sabem?

Por falar em designers de capas, a minha preferida é a Coralie Bickford-Smith, que trabalha para a Penguin. Foi ela que desenhou as capas dos dois livros que estão em baixo, à esquerda; são da colecção Penguin Pocket Classics e têm capa dura. Há quem ache que o conteúdo dos livros é mais importante do que a capa, mas eu gosto de tudo nos livros, gosto mesmo da experiência completa para além do conteúdo: a compra do livro, pegar nele pela primeira vez, o toque, o abrir o livro, o cheiro, a qualidade do papel, etc.

Quando andava na escola, o meu dia preferido do ano era o dia em que íamos comprar os livros. Sentava-me na cama, rodeada deles, a tocar-lhes e a fazer festinhas, a ler pedacinhos, a abri-los, a cheirá-los... Ah era um dos grandes prazeres da minha vida!

1 comentário:

  1. Também gosto de livros. Agora imagine trabalhar na Biblioteca Nacional durante décadas, com acesso quase quotidiano às preciosidades. Tive sorte... mas é muito perturbador lidar com 1 ou 2 milhões de objectos com tanta sapiência..

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.