sábado, 5 de julho de 2014

Vítor Bento no BES

Declaração de interesses: sou suspeito porque o conheço e por ele sempre tive o máximo respeito. Foi a primeira pessoa a contratar-me profissionalmente. Na minha primeira entrevista de emprego, perguntou-me se, perante uma expectativa de descida das taxas de juro, se deveria aumentar ou reduzir a Duração de uma Carteira de Títulos. Respondi mal. VB deu-me uma segunda oportunidade e perguntou-me se eu estava a pensar numa carteira de activos ou passivos. E eu tornei a dar a resposta errada. Deve ter sido o nervosismo da minha primeira entrevista. Mesmo assim, VB deu-me uma terceira oportunidade e contratou-me na mesma.

Mas, como dizia, sou suspeito porque gosto muito de VB e aprecio imenso o seu empenho cívico. Gostaria de dizer que quem fala e escreve sobre VB como se ele fosse um ponta de lança ou do PSD ou do Governo ou do Banco de Portugal no BES está redondamente enganado. Às vezes, as explicações mais simples são mesmo a mais lógicas. Muito provavelmente, VB foi contratado para estas funções no BES porque é dos poucos em Portugal que tem um curriculum à altura dos desafios que esta função exige. É esta a minha opinião.

3 comentários:

  1. Caro Prof. Luís Aguiar-Conraria:
    Não ponho em dúvida a qualidades técnicas de VB, decorrentes do seu currículo.
    Mas sempre me fez confusão os moralistas em casa alheia, de que VB faz parte.
    Aqueles que dizem que a economia não aguenta salários tão elevados, mas fazem parte da elite de gestores que têm dos salários mais elevados a nível europeu.
    Há estudos sobre isso, como sabe.
    Aqueles que como VB decidem em causa própria, directamente ou através dos amigos, como é o caso de VB no BdP.
    Este senhor é quadro do BdP e saiu para uma entidade privada, a SIBS. Quando chegou a altura e subir de categoria no BdP não prestava lá serviço. Para resolver a dissonância este, porque tem autonomia, decidiu considerar equivalentes as funções na SIBS e na BdP e ele foi reclassificado.
    Como sabe, é o que acontece com qualquer pessoa que circule entre o sector público e o privado em Portugal.
    Bem prega Frei Bento, faz o que ele diz não faças o que ele faz.
    Desculpe-me a crítica implícita ao seu post, mas não suporto a incoerência dos moralistas do tipo VB.
    António Pedro Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Desculpe-me a crítica implícita ao seu post"
      A única coisa que não desculpo é que peça desculpa por criticar. Que raio!

      Eliminar
  2. Caro Prof. Luís Aguiar-Conraria:
    Trata-se de um problema «congénito», tenho dificuldades em criticar as pessoas de que gosto ou aquelas por quem tenho apreço intelectual, como é o seu caso, mesmo não o conhecendo pessoalmente.
    António Pedro Pereira

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.